Prefeitura inicia campanha de vacinação contra raiva

Fonte: ASCOM PMS
13/08/2020 às 17h06

Somente no ano passado (2019), o município registrou 2 (dois) casos positivos de raiva, sendo duas raposas atacaram agricultores na zona rural. Dentre as diversas Zoonoses no Brasil a raiva talvez seja a mais conhecida. Entretanto, até o momento não há registro de casos positivos para raiva em animais de companhia (cães e gatos), neste município.

Com base no grande potencial zoonótico da raiva, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica está realizando a Campanha de Vacinação Contra Raiva 2020, em animais de companhia. O objetivo dessa campanha é imunizar todos os animais, com idade acima de 03 meses, sadios, livres de doenças crônicas, caquetizantes ou imunossuprimidos. Para os animais vacinados pela primeira vez (primo vacinados), é necessário um reforço vacinal após 30 dias.

A raiva é uma doença viral, que acomete o sistema nervoso dos animais doméstico e o próprio homem, possui letalidade de quase 100% dos casos, o qual ainda não existe tratamento para animais de companhia. A prevenção através da vacina ainda é a melhor forma de prevenir a doença.

Ao sair para vacinar seu companheiro use máscara!

Cuide do seu companheiro! Não deixe ele passar raiva.

Fique ligado nos dias de vacinação do seu bairro!